O Benefícios do esporte para a criança

Você sabe quais são os benefícios do esporte para a criança?
Os benefícios do esporte no desenvolvimento da criança
Qual é, então, o verdadeiro papel do esporte e da atividade física em geral no desenvolvimento do ser humano?
Segundo estudiosos, estimular crianças a praticarem exercícios desde cedo — principalmente esportes que exijam cooperação e trabalhos em grupo — proporciona oportunidades de contato social, o que colabora com seu amadurecimento psíquico também.
Isso porque, por meio da prática de atividades em grupos, a criança aprende a conviver socialmente, respeitar regras, reconhecer e aceitar as limitações do seu corpo e dos seus colegas. Aprende também a conquistar resultados e superar a frustração de não obter a vitória eventualmente. Tudo isso é importante não só do ponto de vista da saúde, mas também do social e cultural.

 Melhora nos estudos
Diversas pesquisas já foram realizadas comprovando, inclusive, que outro benefício do esporte na infância está na evolução escolar da criança.
Ao participar de uma atividade física, a criança libera energia acumulada, o que ajuda a evitar a obesidade, aumenta a oxigenação no sangue e, consequentemente, leva mais oxigênio também ao cérebro — o que
potencializa o raciocínio, desenvolve os músculos e a flexibilidade, melhora a autoestima e proporciona situações que estimulam a autonomia desde cedo.
Não é à toa que tantos estudos indicam que a infância é o período mais adequado para uma pessoa começar a praticar exercícios e adotar atitudes saudáveis de modo geral.
 Atividade física na infância e seus benefícios
Os comportamentos sedentários, como assistir televisão ou jogar no computador, exigem normalmente pouco gasto energético. Esses comportamentos não são necessariamente em oposição à atividade física, uma vez que a criança que pratica atividades físicas pode também passar muito tempo tendo comportamentos sedentários. Contudo, visto que um estilo de vida sedentário pode ter consequências negativas sobre a saúde no longo prazo e que a atividade física tem efeitos positivos para a saúde e o desenvolvimento das crianças, é de suma importância encontrar meios de estimular as crianças a desenvolverem hábitos de vida saudáveis logo na primeira infância.
 O que sabemos?
Muitas vezes, as atividades sedentárias são introduzidas muito cedo na rotina diária dos bebês, e tendem a aumentar regularmente até a idade pré-escolar, enquanto que as taxas de atividade física tendem a ser muito baixas em casa e nas creches. Entretanto, essas taxas variam de acordo com os estudos e conforme o instrumento de medição utilizado para avaliar a atividade física. Nos Estados Unidos, um relatório recente estimou que uma criança em idade pré-escolar passa em média 320 minutos por dia fazendo atividades físicas. Em contraste, o emprego de uma ferramenta de medição objetiva em um outro estudo realizado na Austrália e em Portugal revelou que as crianças em idade pré-escolar gastam diariamente entre 110 e 120 minutos fazendo atividades físicas.
 Resultados da atividade física
A inatividade física em crianças pequenas representa um fator de risco para vários problemas de saúde tais como aumento da pressão arterial, ganho de peso, excesso de massa gorda, elevação do colesterol ruim, dificuldades respiratórias, doenças cardiovasculares e problemas ósseos.

Os benefícios da atividade física para o desenvolvimento da criança vão bem além da saúde física. Na realidade, a atividade física tem um impacto sobre as habilidades motoras, o bem-estar psicológico, as competências sociais e
a maturidade emocional. Ao contrário, os comportamentos sedentários são considerados uma ameaça para o desenvolvimento cognitivo das crianças pequenas.
As crianças em idade pré-escolar que assistem muita televisão correm mais riscos de ter dificuldades cognitivas na escola, como déficit de atenção, competências de linguagem limitadas, resultados escolares fracos e uma capacidade de memorização pouco desenvolvida (medida pelo tamanho da lista de elementos que uma pessoa consegue memorizar).

Fonte: https://www.ativosaude.com/saude-infantil/atividade-fisica-na-infancia/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *